Embora existam muitas coisas que podem afetar a experiência na loja (por exemplo, produtos, preços, ambiente da loja, etc.), o atendimento ao cliente sempre será um dos principais fatores que afetam a forma como os compradores percebem sua marca.
Você pode não ser capaz de influenciar o clima ou controlar seus concorrentes, mas o nível de serviço que você fornece está totalmente sob seu controle. É por isso que você deve sempre inventar maneiras de impressionar seus clientes.
Quais são alguns exemplos de bom atendimento ao cliente?
No varejo, exemplos de bom atendimento ao cliente incluem lembrar e valorizar os clientes recorrentes, estabelecer uma conexão local com os clientes, colocar seu conhecimento sobre o produto em bom uso e muito mais.
1. O dono da loja que lembra - e aprecia - clientes recorrentes
Surpreenda e encante os principais componentes de suas estratégias de atendimento ao cliente e retenção. Clientes recorrentes são os melhores tipos de compradores e eles apreciam muito os varejistas que se lembram deles.
Portanto, deixe seus clientes frequentes saberem que você é grato por suas compras.
2. A loja online que aborda de forma proativa os problemas de envio
Quando você vende online, problemas com envio e entrega vêm com o território. Entre entregas perdidas, remessa danificada e atrasos, há uma série de problemas que podem surgir.
E embora esses problemas não sejam tecnicamente sua culpa, você ainda é responsável pela experiência do cliente.
É por isso que é importante acompanhar de perto os pedidos dos clientes e garantir que seus produtos cheguem a suas mãos com segurança e no prazo. No caso de algo dar errado, fique à frente da situação entrando em contato imediatamente com os clientes (em vez de esperar que eles entrem em contato com você) e tente corrigir a situação.
3. O associado que vem com a saudação perfeita
Um ótimo atendimento ao cliente começa no momento em que as pessoas entram em sua casa. Cause uma primeira impressão incrível ao apresentar uma saudação sólida aos seus clientes. Evite mensagens simples como “Posso ajudá-lo?”. Em vez disso, personalize sua saudação ou agarre a oportunidade de servir e conhecê-los melhor.
Um grande exemplo disso pode ser visto na Francesca's, uma rede de butiques de roupas. Entrei em sua localização em Los Angeles e fui imediatamente reconhecido pelo associado. Ela perguntou meu nome e se ofereceu para tirar minhas mãos das sacolas de compras que eu carregava.
Considere fazer algo semelhante em sua loja. Crie suas saudações de forma que cada cliente se sinta especial.
4. Os funcionários que se esforçam para animar um cliente
É um cliente olhando um pouco para baixo? Veja se você consegue animá-los. Às vezes, isso pode ser tão simples quanto sorrir para eles e dar-lhes um elogio sincero. Outras vezes, você pode contar uma piada ou contar uma história para animá-los. A abordagem certa varia de um cliente para o outro, então seja criativo com sua abordagem.
5. O varejista que encontra uma maneira de contornar a falta de estoque
Embora a melhor maneira de lidar com a falta de estoque seja evitá-la completamente, você pode transformar uma situação desagradável de falta de estoque em positiva com o atendimento ao cliente certo.
6. O caixa que estabelece uma conexão local com os clientes
Este exemplo específico não é estritamente sobre varejo, mas ainda é um ótimo exemplo de atendimento ao cliente notável.
7. O varejista oferecendo um sincero pedido de desculpas
As coisas nem sempre saem do seu jeito ou do jeito de seu cliente, e é em momentos como este que seu atendimento ao cliente é realmente posto à prova. Embora a maneira “certa” de lidar com situações desagradáveis depender de suas circunstâncias, muitas vezes você se sairá muito melhor se se desculpar e tentar compensar o que aconteceu.
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